Vale apena montar uma academia em casa?

Montar uma academia em casa será que realmente é uma boa ideia e vale apena? Essa é uma duvida que muitas pessoas tem quando sonham em montar sua própria academia em casa.

Como tudo na vida tem os dois lados, ter uma academia em casa tem seus pós e contras, não se resume apenas em aproveitar aquele espaço no quarto que este vazio e achar que vai ficar trincado só porque é o dono dos pesos.

Para saber quais são os aparelhos necessários ou estações de treino adequadas para sua academia em casa, você nem precisa ler esse artigo porque eu vou dar apenas uma dica dos mais básicos, nós não vamos aprofundar sobre isso, já existe muitas informações sobre os aparelhos adequados e projetos inteiros que você pode achar no google.

Vamos discutir aqui os pós e contras sobre montar uma academia em casa e se de fato os benefícios são maiores que os eventuais problemas que você pode ter, no final desse artigo você vai poder tomar a decisão de montar ou não sua academia em casa.

Ter uma academia em casa não vale apena.

Primeiro ponto que devemos ver é que ter uma academia em casa é o sonho da maior parte dos iniciantes e até mesmo aqueles que nem treinam, então se você é um iniciante não gaste seu dinheiro com isso.

Os custos com aparelhos podem ser tão grandes que seria melhor deixar um ano de academia paga e talvez ainda sobrase uma merreca para a suplementação.

A ideia de ter uma academia em casa quando vinda de um iniciante ou de quem não faz musculação esta relacionada ao fato de achar que ter todos os aparelhos em casa ira facilitar a rotina de treino e que será mais fácil ter os resultados.

Os que não treinam ou estão iniciando enxergam a rotina de ter que ir na academia todos os dias como um grande tempo perdido e cansativo.

A ideia é de que ter todos os aparelhos bem próximos vão fazer com que eles os usem e que vai ter mais resultados do que aqueles que não têm, na pratica isso não acontece, ocorre a procrastinação do mesmo jeito.

Diz o ditado que, Quem treina, treina em qualquer lugar não fica inventando desculpas.

Não é vantagem para quem não treina, pois não terá o abito saudável de usar os aparelhos e nem a motivação necessária, já os iniciantes podem se acomodar diante de tal facilidade e quando se der conta já esta a dias sem treinar.

O compromisso de ir todos os dias na academia nós ensina disciplina e dedicação, como também a ter foco e muita motivação em fazer algo que outras pessoas também estão fazendo.

Outro ponto muito importante é que quem nunca treinou ou esta iniciando na musculação corre um grande risco de se machucar ao realizar os exercícios sozinho, provavelmente vai crescer torto e desproporcional e ainda corre o risco de ter uma grave lesão nós músculos por fazer os exercícios de forma errada ou com muita carga.

Ter uma academia em casa vale apena

Quem vai treinar todos os dias e tem resultados não vê a rotina de treino como um afazer de dificuldade, logo então nem pensa em ter uma academia inteira em casa só para não ter que andar até a academia mais próxima.

Ter uma academia em casa pode trazer inúmeros benefícios para quem já tem o abito de treinar todos os dias e disciplina de horários.

Um dia corrido, ou um dia de chuva podem ser facilmente compensados com o treino em casa.

A execução dos exercíci

os não será diferente daquelas feitas na academia, e a experiência com o assunto não deixara que ocorra erros na execução.

Ter uma academia em casa vale muito apena para quem já treina há algum tempo e sabe aproveitar de forma sabia, com pelo menos um ano de treino já vale apena ter alguns pesos em casa.

academia em casa

Como montar uma academia em casa

Os primeiros aparelhos sem duvidas devem ser os mais comuns.

Veja todos os itens para iniciar.

Anilhas de 1 a 10kg
Barras de Halteres com presilhas
Barra reta com presilhas
Banco reto de supino ou Banco de supino com regulagem de reto e inclinado.

Com esses itens será possível executar exercícios de deltoide, tríceps e supino.

Além dos aparelhos você pode acrescentar exercícios sem peso como o polichinelo, flexão e diversas variações de abdominais.

Veja Também: TREINO EM CASA DE 10 MINUTOS

Considerações finais

Olhando pelo lado da quantidade de exercícios que existem e que podem ser feitos sem peso, fica ainda mais claro de que ter uma academia em casa não é para iniciantes e muito menos para aventureiros que nunca treinou.

Quem gosta de treinar não deixa o treino de lado por falta de peso, e se um iniciante ou quem nunca treinou quiser começar a treinar o mais indicado seria os exercícios sem peso que são mais fáceis e não tem custo financeiro algum, apenas a força de vontade em fazer.