Treino de costas para ser um gigante, não  adianta treinar peito, braços e pernas uma vez por semana, você deve dar o mesmo esforço para as costas, e eu vou lhe dar aqui algumas dicas de treino de costas para ficar com as costas larga.

Sei que a maioria dos praticantes de musculação tem foco em treinar peito e braços por serem tão evidentes, mais esquecem que os maiores músculos estão nas costas, que é o dorsal, trapézio, eretores da espinha, romboide e lombar.

É difícil avaliar os ganhos das costas já que não da para ver muito bem no espelho igual os outros músculos.

Este é um bom motivo para você começar dar mais atenção ao treino de costas, se braços, pernas e peito que você tanto treina e fica olhando o tempo todo no espelho, tem poucos resultados, imagine suas consta que não consegue ver.

Não importa o quanto o seu peitoral esta grande ou biceps, se suas costas estão pequenas você esta esquisito e nem percebeu.

Músculos da costas

Esta imagem mostra e descreve quais são os músculos que temos nas costas, e saiba que todos eles devem ser exercitados na musculação.

Treino de costas Musculos das Costas

3 Dicas de treino: Treino de costas para ficar larga em V

1 – Treinar as costas de verdade é muito mais estressante para o corpo e gera mais resultados do que um simples treino para o peitoral ou para os braços.

2 – A maioria das pessoas não treinam costas direito e não sabem a importância do treino das costas. Apenas se acostumam a reclamar que não tem resultados.

3 – Quase 70% da parte superior do corpo é constituída pelos músculos das costas, se você não fizer um treino pesado para desenvolver esses músculos vai estar sempre reclamando que não tem resultado na academia.

Veja os 3 exercícios que você precisa fazer para desenvolver as costas:

1-Levantamento Terra

É um dos melhores em desenvolvimento  no mundo para construir os músculos das costas. Os exercícios trabalham do dedão do pé até o pescoço.

O levantamento terra chega a estimular o crescimento de todos os músculos das costas e você deve usa-lo com base para o seu treino de costa.

treino de costas levantamento terra

2- Puxada vertical

Estes exercícios geralmente recrutam o dorsal e são responsáveis por gerar aquele aspecto largo das costas e o formato em “V” visto de trás. Exemplos de exercícios com puxada vertical são: barra fixa e puxada  atrás/frente.

TREINO DE COSTAS PUXADA VERTICAL

3- Puxada horizontal

Estes movimentos têm ênfase na parte superior e média das costas, mas também estimulam o dorsal.

Existem diversos exercícios nessa categoria: serrote, remada sentada, remada curvada e todos os outros que fazem um movimento de puxada feitos na horizontal.

TREINO DE COSTAS PUXADA HORIZONTAL

Treino de costas

Segue um bom exemplo de series, para você começar o seu treino de costas bem.

Levantamento Terra – 2 Séries de 5 a 7 repetições
Barra-Fixa – 2 Séries de 5 a 7 repetições
Remada Curvada – 2 Séries de 5 a 7 repetições
Encolhimento com barra – 2 Séries de 10 a 12 repetições

Para muita gente pode até parecer pouco, mas se você conseguir fazer tudo isso até a falha e principalmente fazer os movimentos com qualidade e não na quantidade, esta rotina de estímulo para o crescimento das costas vai lhe dar resultados.

Regra básica, primeiro aprenda a fazer os exercícios direito, antes de aumentar cargas e repetições.

Cinturão para proteção

Lembre-se de utilizar o cinturão para proteção da coluna nós exercícios livres de levantamento terra, e em alguns casos até mesmo a faixa de joelho.

Outros esportes para treino de costas

Para potencializar o estimulo das costas outro esporte é bem vindo no caso a natação, pode notar que todos os nadadores sejam amadores ou profissionais tem as costas bem larga e desenvolvida, a natação é o melhor esporte para desenvolvimento das costas.

TREINO DE COSTAS NATAÇÃO

Dicas para ficar com as costas largas

Tenha foco e persistência, treinar costas e pernas é um desafio para aqueles que fazem musculação.

Todos os esforços ficam concentrados no mais fácil e obvio como dito anteriormente pela evidencia dos braços e peitoral.

Braços e peitoral são membros básicos, de atenção aos membros que compõem a maior parte de seu corpo, no caso as costas e as pernas, se você tiver êxito nesses membros com certeza os resultados de braços e pernas vão aparecer.

Se você treina intensamente os braços e peito e ainda não tem resultados, imagine o quanto você esta longe de ter resultados com um treino de costas e de pernas que é muito mais difícil de ter resultados.

Quais os benefícios de ter as costas larga

Algumas pessoas não gostam de ter as costas larga principalmente se for do sexo feminino, pois essa formação do corpo não muito atrativa para beleza de uma mulher.

Para os homens ter a costa larga acarreta varias vantagens, como aumento no volume corporal, passa maior confiança por parecer ser mais forte e graúdo, chama mais atenção principalmente das mulheres.

Benefícios em ter as costas em formato V

Para chegar ao ponto de ter uma costas larga em V, é preciso se dedicar não só ao treino de costas mais também aos treinos de aeróbicos e dieta para queimar o excesso de gordura em todo corpo, principalmente nas laterais, o famoso pneuzinho da barriga.

Quem alcança esse nível de V nas costas esta com todos os grupos musculares bem trabalhados e desta forma fica visível ver os resultados das costas em V.

Significado da expressão “costas larga”

No dito popular  é quando uma pessoa sempre se sai bem de um fato, mesmo que ela faça algo que seja para prejudicar alguém,  ela acaba tendo o apoio ou proteção, a tão famosa Costas Larga ou costas quente.

A expressão também é usada para identificar um pessoa que segura e abraça muito problemas que aguenta todos os trancos, e que por isso mesmo, as pessoas jogam tudo em cima dela.

Na musculação a expressão costas larga refere se ao desenvolvimento e tamanho dos membros superiores das costas, quando grandes e bem desenvolvidos dizemos que o cara tem as costas larga.

Quem não tem costas largas

Quando não se tem membros superiores desenvolvidos, ninguém diz nada para não fazer o cara passar vergonha, dificilmente a pessoa ira aceitar a critica como construtiva.

Nessa hora vale apena refletir que se você tem as costas larga com certeza alguém já disse, pelo menos uma vez alguma dessas frases, tá grande em!, tá treinando costas direto!, qual treino de costas você faz?, tá crescendo pros lado?, que dia você treina as costa?.

Se você nunca ouviu uma dessas frases então você é o cara que ninguém quer fazer passar vergonha, quem nota a falta do seu treino de costas tem medo de lhe dizer e você não aceitar como critica construtiva e partir para ignorância.

Faça uma auto avaliação do seu corpo

Olhe para seu corpo de frente ao espelho e tente observar se seus membros como braços não são compridos demais em relação ao seu tronco.

Olhe o tamanho da sua cabeça, se ela não parece ser muito grande para um corpo pequeno, algumas pessoas são até ironizadas e apelidadas de cabeção e não nota que seus corpos são pequenos e mal desenvolvidos o que da a impressão que a cabeça é grande mais.

De fato se você não pega pesado nós treinos de costa já deveria saber que não tem resultados satisfatórios.

Essas são algumas dicas de treino de costas, em caso de duvidas ou sugestão deixem um comentário.