Você já ouviu falar em termogênico? Em muitas academias, os suplementos com substâncias termogênicas são indicados como as melhores alternativas para quem deseja perder peso, mas é preciso conhecer as propriedades desses produtos e consultar um médico ou nutricionista antes de optar pelo uso regular.

 


Aqui, vamos apresentar as principais características do termogênicos e explicar como essas substâncias agem no organismo. Vamos ressaltar também que muitos alimentos que consumimos rotineiramente em nossa dieta alimentar apresentam potenciais termogênicos. Confira!

 

Queima de gordura

O que é termogênico?

 

Os termogênicos são substâncias que aceleram o metabolismo e ajudam a eliminar o excesso de peso e gordura corporal. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os suplementos termogênicos não fazem milagres, e só são eficientes quando combinados com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos.

 

O processo do termogênico no organismo visa justamente o aumento da temperatura interna e a eliminação de calorias. Nos produtos comercializados no mercado de suplementos, a principal substância termogênica é a chamada efedrina, que está proibida no Brasil.

 

Também existem suplementos termogênicos à base de cafeína, que garantem mais energia e disposição para seus usuários, mas também podem causar taquicardia, insônia e pressão alta quando consumidos em excesso e sem o acompanhamento de um médico.

 

Os benefícios do termogênico

 

Existem diversos tipos de alimentos que têm efeitos termogênicos, como a pimenta, o café, o guaraná, a canela, o chá branco e o gengibre. Quando consumidos de forma adequada e saudável, os termogênicos aumentam a velocidade do metabolismo, dilatam as veias e forçam o corpo a queimar mais calorias.

 

Para contar com os benefícios dos termogênicos na perda de peso, é necessário usar doses controladas de taurina e cafeína. De uma forma geral, os termogênicos não causam dependência, mas precisam ser tomados com cautela por conta dos riscos que podem trazer à saúde.

 

Como escolher um bom termogênico?

 

Para escolher um bom termogênico, é fundamental consultar um endocrinologista e uma nutricionista. A indicação é procurar produtos à base de guaraná ou buscar alternativas termogênicas naturais, como o chá branco.

 

Para um emagrecimento saudável é necessário respeitar as doses indicadas dos suplementos e buscar exercícios físicos que ajudem a acelerar o metabolismo.