O setor têxtil é uma das indústrias mais antigas do mundo e não é à toa, pois o ser humano utiliza as roupas como forma de proteção e sobrevivência.

No entanto, a partir do século 21 diversos estudos começaram a atribuir mais uma importante função a nossa vestimenta: o desempenho físico, fator importante em diversos cenários, como por exemplo, na prática de esportes, exército, resgates e operações de salvamento, medicina e tratamento de diversas enfermidades.

Com a criação de novas tecnologia, diversos avanços na área têxtil, voltado para o desempenho na prática de esportes, já foram obtidos. Para que você fique por dentro de todas as funcionalidades que a sua roupa de treino pode oferecer, confira a seguir a lista que preparamos.

 

Tecidos antimicrobianos

Os tecidos antimicrobianos buscam repelir a ação das bactérias, principalmente aquelas responsáveis pela liberação de odores durante a transpiração. Este tipo de tecido já está disponível em algumas peças e pode ser muito útil no caso de pessoas que transpiram excesso e têm problema com odores durante a prática de exercícios físicos.

 

Tecidos com hidro repelência

Quem nunca estava no meio de uma corrida a céu aberto e foi pego pela chuva¿ Pois é, agora criaram um tecido inteligente, capaz de repelir e água e manter o praticante de esporte seco mesmo durante um temporal. Pode ser a solução para escapar de resfriados e manter a temperatura corporal mesmo no meio da chuva.

O tecido é feito com a tecnologia do Fluorcarbono, responsável por diminuir a tensão na superfície do tecido e fazer com que o liquido, ao entrar em contato com o tecido, forme gotículas.

Além disso, os tecidos com Fluorcarbono também não absorvem poeira nem terra, o que deixa a sua roupa de treino ainda mais prática.

 

Tecido anti amarrotamento

Este tecido é o sonho de muitas pessoas, especialmente aquelas que vão à academia depois do trabalho e passam o dia todo com a roupa dentro da mala.

O tecido anti amarrotamento não amassa e também não aparenta vincos nem marcas pelo uso, mesmo que você realize esportes de contato, como as lutas ou até mesmo futebol.

Tecidos com protetor solar

Os tecidos com fator de proteção solar são excelentes opções para quem gosta de praticar esportes a céu aberto, pois protegem a pele dos UVA e UVB, responsáveis pelo envelhecimento precoce e também pelo câncer de pele.

Peças de roupa com protetor solar são largamente difundidos e vendidos por diferentes marcas no Brasil. A melhor parte é que agora também existem outras peças que também utilizam a mesma tecnologia, como por exemplo, chapéus e tênis.

Tecidos com proteção anti-insetos

Os tecidos que funcionam como repelentes para insetos são extremamente importantes para as pessoas que gostam de praticar esportes a céu aberto, fazer trilhas e até mesmo caminhar na praia.

O mais importante é que algumas peças já são produzidas com fator repelente também para o mosquito Aedes Aegypit, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.

Para os esportistas que estão em áreas consideradas de risco ou não abrem mãos das trilhas com paisagens naturais, esta pode ser uma boa opção para evitar doenças que em alguns casos podem ser fatais.

Tecidos com proteção térmica

Os tecidos que protegem o corpo contra as temperaturas extremas, sejam elas muito quentes ou muito frias, fazem uma grande diferença no desempenho do esportista durante a prática de exercícios físicos.

Nosso corpo oferece baixa proteção natural contra as mudanças de temperatura e também de manter constante a temperatura corporal.

Pensando nisso, os tecidos que conseguem regular a temperatura do corpo ajudam a controlar a quantidade de suor e também evitam que o choque entre a temperatura do nosso corpo e do ambiente seja degradante para o nosso sistema imunológico, o que consequentemente nos deixa mais suscetível a doenças e micro-organismos nocivos a saúde.

Tecidos que absorvem o suor

Os tecidos inteligentes capazes de absorver suor também muito importantes para quem pratica atividade física, pois quando suamos e o tecido da nossa roupa não está preparado para absorver, podemos acabar ficando molhados por muito tempo e assim nosso sistema imunológico pode ficar fragilizado, especialmente se estamos em um ambiente gelado ou com ar condicionado, muito comuns nas academias hoje em dia.

Pensando nisso, os tecidos que absorvem o suor conseguem nos manter secos por mais tempo, mantendo a temperatura corporal estável e favorecendo o desempenho esportivo durante todo o período em que nos exercitamos.

Diversas marcas já produzem roupas com essa tecnologia.