O setor de musculação e fitness em geral – o que inclui, por exemplo, os segmentos de suplemento alimentar e de roupas de academia – está em constante expansão. Para se ter uma ideia, este segmento tem faturado mais de 8 bilhões de reais por ano em média!

Qual será o segredo para tamanho sucesso das academias, suplementação e afins? Este artigo destrinchará minuciosamente todos os fatos que comprovam o crescimento do setor de saúde e bem-estar. Se você quiser ficar antenado sobre o assunto, continue com a leitura deste artigo logo abaixo!

Preocupação com o corpo e a beleza = Mercado de musculação e fitness superaquecido

 

O mercado das academias e de suplemento alimentar no Brasil está a todo vapor graças à preocupação do povo brasileiro com a sua própria saúde e a sua própria beleza. No ano de 2016, este segmento fitness equivalia a quase 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país.

O número de academias no Brasil só está logo atrás dos Estados Unidos da América: quase 32 mil unidades em todo o território nacional. O país é o quarto do mundo em número de alunos (quase 8 milhões de “acadêmicos”) e o décimo país do mundo em faturamento neste setor (2,5 bilhões de dólares).

O “culto ao corpo” também faz do Brasil um dos maiores consumidores de perfumaria, de produtos para cabelo, de cosméticos e de cirurgias plásticas. Realmente, a aparência tem sido levada muito a sério e se tornado financeiramente viável!

Mercado de suplemento alimentar está diversificando o público-alvo para crescer ainda mais

 

O Brasil é o terceiro maior mercado de suplemento alimentar do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Austrália. A expansão deste setor é em virtude das empresas saírem do nicho das academias – o público-alvo de “marombeiros” e “marombeiras” – e alcançarem também outras pessoas.

Apesar da maioria dos consumidores serem jovens homens da classe média-baixa, o mercado da suplementação se expande entre outras pessoas graças à moda fitness em ascensão. Por exemplo, quem está seguindo dieta pode apelar para o whey protein, suplementação mais conhecida para definir músculos.

Comércio de roupas de academia também está em crescimento

Por falar em moda fitness, o segmento de roupas de academia também acompanha o crescimento econômico gerado pela preocupação com a saúde e o bem-estar. Como já foi citado acima, de 2011 a 2016 este mercado cresceu 22%, o equivalente a quase 2% do PIB do Brasil.

No ano de 2015, o SEBRAE havia levantado uma pesquisa sobre o que o consumidor prefere quando compra roupas voltadas para exercícios físicos e afins. Os resultados foram conforto, tecnologia e estilo.

As empresas deste segmento perceberam esta tendência e investiram pesado em vestuário que aumentasse o desempenho, principalmente na área de corrida e de outros esportes aeróbicos. Um exemplo são os calçados especiais e adaptados para corrida, caminhada e afins.

A expansão da moda fitness ocorreu principalmente no segmento do comércio eletrônico, já que o custo para abrir e gerir uma loja virtual de roupas de academia é muito menor do que uma loja física. Todavia, o comércio tradicional também teve franco crescimento, principalmente na área das franquias.

Franquias de musculação e fitness cresceu 13%

Já que entramos no assunto das franquias, vamos destrinchar este assunto: no ano de 2015, as franquias fitness expandiram para quase 40 bilhões de reais. Deste valor, 70% arrecadado vem das franquias de academias.

As franquias fitness dominantes são as pequenas e as médias empresas. Isto pode ser considerado como um grande feito no mundo do empreendedorismo, já que é uma tarefa quase impossível abrir um pequeno negócio em um mercado extremamente concorrido e dominado por grandes empresas.

Um dos segredos do crescimento das franquias é o estilo minimalista adotado por elas: as academias são pequenas, com o mínimo necessário de equipamentos. Assim, elas conseguem cobrar pouco dos alunos e, consequentemente, lucram muito e se expandem rapidamente.

Outras franquias cresceram seguindo o caminho inverso: elas oferecem outros serviços como diferencial, como lavanderia, pet shop e até espaço para as crianças ficarem enquanto os pais “suam a camisa” literalmente. Estas regalias dadas em um ambiente grande e aconchegante fizeram estas franquias crescerem financeiramente.

A influência da mídia também colabora com o crescimento

Outro impulsionador do mercado de musculação e fitness é a mídia e a cultura pop. Super-heróis, atores, modelos e afins instigam o público a se parecem com eles no aspecto físico.

Talvez um dos ícones mundiais do fisiculturismo e segmentos similares é o ator australiano Arnold Schwarzenegger. Suas diversas premiações como fisiculturista, sua ascensão em Hollywood e sua carreira política como governador da Califórnia foram como uma inspiração para muitas pessoas que trabalham neste setor.

Quais são as tendências para este setor?

Mesmo com o “fitness business” dominando geral, ainda há espaço para mais novidades. Veja abaixo algumas tendências para o futuro:

  • Tecnologia vestível. Acessórios como os smartwatches e roupas com sensores estão se tornando aliados para os adeptos da malhação. Mesmo tecnologias “não vestíveis” como os smartphones ajudam a monitorar o rendimento e a saúde dos praticantes.
  • Treino intervalado de alta intensidade (HIIT). O high-intensity interval training, ou HIIT, consiste em realizar esforços de alta intensidade e curta duração intercalados com períodos de recuperação. O método é antigo, mas tem se tornado popular devido às pesquisas recentes mostrando a sua eficácia.
  • Aulas coletivas. Este padrão de aulas foge do convencional e coloca “todo mundo em uma mesma tribo”. Mesmo que haja alunos com capacidades diferentes, o objetivo comum aliado a professores flexíveis traz resultados com socialização.
  • Fitness para terceira idade. Os “jovens acima dos 50 anos” estão aumentando consideravelmente. Então, exercícios e conteúdo voltado a este público seleto está em alta.

Conclusão…

Neste artigo, você viu qual o motivo do mercado de suplemento alimentar, de roupas de academia e de academias estarem em pleno crescimento. Este feito está valorizando o setor de saúde e de bem-estar em todo o Brasil.

O grande interesse do público brasileiro com a sua própria saúde e com a sua própria aparência tem colaborado com a ascensão do setor no país. As franquias de fitness aumentaram vertiginosamente.

Se você deseja saber mais informações sobre este assunto, tem alguma dúvida ou tem alguma outra opinião relevante, fique à vontade para usar o espaço de comentários logo abaixo.