Quantas calorias tem um ovo? O ovo é um alimento cada vez mais consumido ao redor do mundo. Isso se deve principalmente às suas propriedades, que são importantes em uma dieta equilibrada.

Apesar disso, uma dúvida em particular costuma preocupar quem busca incluir o alimento em seu cardápio: quantas calorias tem um ovo?

Embora seja uma pergunta aparentemente simples, a verdade é que sua resposta demanda a avaliação de uma série de fatores.

A lista inclui desde o tipo de ovo até o seu tamanho e maneira de criação do animal do qual é derivado. Para ilustrar melhor isso, esclarecemos todas as variáveis logo mais na sequência.

Quantas calorias tem um ovo

Conforme já sugerimos, a quantidade de quantas calorias tem um ovo pode variar dependendo de uma série de fatores. Se tratando do ovo de galinha, por exemplo, os fatores que afetam isso estão mais ligados ao tipo de galinha da qual ele foi derivado.

Em outras palavras, isso depende se a galinha é de granja ou caipira. Por isso mesmo, falamos a seguir a respeito de cada caso.

Quantas calorias tem um ovo - OVO DE GALINHA CAIPIRA

Calorias do ovo de galinha

Muito comum na mesa dos brasileiros, o ovo de galinha de granja possui quase tanta caloria quanto um ovo de galinha caipira. Uma unidade de tamanho padrão, por exemplo quantas calorias tem um ovo, possui cerca de 78 kcal, o que equivale a cerca de 160 kcal a cada 100 gramas.

Calorias do ovo de galinha caipira

Já o ovo de galinha caipira, que é aquele derivado de aves criadas soltas e com alimentação regada a insetos e milho, possui um pouco mais. A medida nesse caso é de cerca de 165 kcal a cada 100 gramas. Vale destacar, no entanto, que os ovos caipiras geralmente são menores, por isso quantas calorias tem um ovo, cada unidade tem cerca de 66 kcal.

Calorias do ovo de pata

Menos comum na mesa dos brasileiros em relação aos exemplos anteriores, o ovo de pata é também bem mais calórico.

Com seu sabor intenso e uma gema maior e mais oleosa, quantas calorias tem um ovo, ele possui cerca de 185 kcal a cada 100 gramas. Isso representa cerca de 130 kcal por unidade.

Calorias do ovo de codorna

Agora falando dos saborosos ovos de codorna, que são consumidos muitas vezes como petiscos, a surpresa.

Embora menores que os ovos de galinha, eles são mais calóricos, quantas calorias tem um ovo? A medida aponta cerca de 176 kcal para cada 100 gramas, o que representa 44 kcal por unidade de tamanho padrão.

Calorias do ovo de gansa

Com sabor tão intenso quanto os ovos de pata, os ovos de gansa possuem também mais gordura e mais colesterol em relação ao ovo de galinha.

A estimativa é a de que tenha cerca de 185 kcal a cada 100 gramas, o que representa cerca de 315 kcal por unidade de tamanho padrão.

Calorias do ovo de avestruz

Pouco comum no Brasil e também um tanto quanto caro, o ovo de avestruz é o que possui menos calorias nessa lista. São apenas 78 kcal a cada 100 gramas.

Apesar disso, como ele possui até 24 vezes o tamanho de um ovo de galinha, uma unidade de tamanho padrão tem 2000 kcal.

Quantas gramas de proteína tem um ovo

Agora, falando em proteína, podemos dizer que o ovo de galinha está entre os destaques na lista de alimentos ricos no nutriente. Por se tratar de um alimento absolutamente comum e encontrado facilmente em todo o país, portanto, tomaremos ele como base para o cálculo aqui.

De modo geral então, a estimativa é a de que um ovo inteiro pode fornecer algo em torno de 6 gramas de proteínas. Na prática, porém, isso pode variar de acordo com o tamanho do mesmo.

As medidas de tamanho oficiais consideradas nesses casos, bem como a respectiva quantidade de proteína, são as seguintes:

  • Ovo pequeno (até 38 gramas) – 4,9 gramas de proteína;
  • Ovo médio (de 38 a 44 gramas) – 5,7 gramas de proteína;
  • Ovo grande (de 44 a 50 gramas) – 6,5 gramas de proteína;
  • Ovo extra-grande (de 50 a 56 gramas) – 7,3 gramas de proteína; e
  • Ovo jumbo (de 56 a 63 gramas) – 8,2 gramas de proteína.

Mas Ovo Cozido Engorda?

Esclarecidas as dúvidas sobre quantas calorias tem um ovo e sobre as suas proteínas, temos aqui outra dúvida comum: o ovo cozido engorda?

Para a alegria de quem está pensando em incluir o ovo de galinha na dieta, a resposta é não. Ou ao menos se considerarmos um consumo equilibrado do alimento, afinal de contas, qualquer alimento em excesso pode trazer sobrepeso.

De modo geral, portanto, o ovo pode ser consumido sem problema por quem pretende emagrecer. Isso porque suas propriedades podem trazer saciedade sem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Quantas calorias tem um ovo - ovo cozido engorda

Em outras palavras, isso significa que ele é capaz de fornecer nutrientes sem que isso se traduza em um acúmulo de energia e/ou gordura.

Clara de ovo e suas propriedades

Agora, separando a clara da gema, chegou a hora de entender quais são esses nutrientes que o ovo pode oferecer. Falando primeiramente sobre a clara, podemos dizer que ela não traz consigo grandes cargas de vitaminas e minerais.

Em contrapartida, porém, é nela que está concentrada a famigerada proteína, que é tão buscada por quem pretende ganhar massa muscular.

A parte transparente do ovo, portanto, é onde fica esse importante nutriente de rápida absorção utilizada na composição dos músculos.

Gema de ovo e suas propriedades

Falando da gema, por outro lado, a boa notícia é que ela é importante em função de suas muitas vitaminas e minerais.

Um dos destaques, por exemplo, fica por conta do fósforo, elemento no qual o alimento é rico. A prova disso é que, acredita-se que 100 gramas de gema pode ter cerca de 590 mg de fósforo.

Mas a lista não para por aí. A parte amarela do ovo possui ainda um alto teor de vitamina E, além de vitamina B9, B12,  B5, B7, B6 e B3. Isso sem contar outras do complexo B, vitaminas C, A e ainda zinco, ferro, potássio e magnésio, além de parte das proteínas.

 

Veja Também: