Meu primeiro contato com suplementação foi com hipercalóricos. Nos longínquos anos 90, visitando a casa de um amigo, quando ele abriu o armário da cozinha e tirou um balde enorme, com um rótulo extremamente colorido escrito MEGA MASS 4000, perplexo eu perguntei: “Para que ser isso?!” E ele disse “Para crescer músculos!”.

E até hoje, 20 anos depois, ainda tem gente que acha que hipercalóricos servem para “ficar monstrão”. Mas a realidade é um pouco diferente…
O que é e para que serve um hipercalórico?

O mass gainer, ou hipercalórico, não é uma fórmula mágica que vai construir mais músculos do que o whey protein ou até mesmo comida. O hipercalórico foi projetado para pessoas que não conseguem consumir a quantidade ideal de calorias para construção de músculos.

Quem deve tomar hipercalórico?
Amplamente recomendado para jovens ectomorfos – magros – na casa dos 20 anos, ou para qualquer pessoa que não consiga bater as calorias de uma dieta de bulk limpo apenas com comida, por exemplo.
hipercalorico-antes-depois
Qual hipercalórico devo comprar?

A maioria dos hipercalóricos no mercado tem como principal ingrediente a maltodextrina ou a dextrose, que são basicamente açúcar, um carboidrato simples e barato. Se seu objetivo for um bulk limpo você deve se alimentar principalmente de carboidratos compostos.

Portanto se você me perguntar que hipercalórico deve comprar, eu te responderei: Nenhum!
Seu custo benefício é muito ruim e sua principal fonte de carboidrato também. Por isso te recomendo fazer seu próprio hipercalórico. Assim você saberá exatamente que tipo de carboidrato irá consumir, além de gastar bem menos do seu suado dinheiro.
Receita de hipercalórico caseiro
  • 1 scoop de whey protein ( sabor a gosto)
  • 300ml de leite integral
  • ½ xicara de aveia
  • 1 banana
  • 1 colher de manteiga de amendoim
Informação Nutricional
Calorias 800
Prot. 52g
Carbos. 97g
Lip. 24g