Os Benefícios da Batata Doce

batata doce é um dos alimentos mais nutritivos do mundo.A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras).
Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.

Aqui estão os 7 benefícios da batata doce para saúde.
batata-doce

Antioxidante:

Tanto a vitamina A como a vitamina C, são abundantes na batata doce, são de valor inestimável para a prevenção de diversos tipos de câncer. A pesquisa mostrou que o pigmento antocianina antioxidante é abundante no amido da batata doce, o que pode diminuir os perigos apresentados por metais pesados e dos radicais de oxigênio.
Outras propriedades antioxidantes são produzidos por enzimas de armazenamento encontrados na batata doce. Quando danificado, ocorre liberações das enzimas que existe na batata com isso ajudar a curar a si mesmo, uma capacidade dos antioxidante no nossos trato gastrointestinal também podem tirar vantagem.

Anti-inflamatório:

Batata doce tem propriedades anti-inflamatórias, graças à vitamina C, vitamina B6, beta-caroteno, e manganês, que ela contém. Elas são tão eficazes na cura de inflamações internas e externas. A Inflamação reduzida foi demonstrada em tecido de cérebro e tecido nervoso em todo o corpo após o consumo da batata doce.

Artrite:

Batatas doces são ricos em beta-cripto xantina, que ajudar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide. Estudos descobriram que aqueles que comiam alimentos ricos em beta-cripto xantina foram 50% menos propensos a desenvolver artrite inflamatória do que aqueles que comiam muito desses alimentos. Apenas uma porção por dia dos alimentos que contenham beta-cripto xantina como a batata doce, você ja fica com grandes benefício para sua saúde.
Além disso, a vitamina C da batata doce ajuda a manter o colágeno e reduz o risco de desenvolvimento de algumas formas de artrite.

Açúcar no sangue:

Os carotenoides nas batata doce pode ajudar seu corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue. As batatas doces também tem uma quantidade significativa de vitamina B6, ajudando na resistência na doença do coração diabético. Seu alto teor de fibra solúvel auxilia na redução tanto de açúcar no sangue como no colesterol, e sua abundância de ácido clorogênico pode ajudar a diminuir a resistência à insulina.

Úlceras do estômago:

A batata doce é um calmante para o estômago. As vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, beta-caroteno, e de cálcio, podem ajuda na cura de úlceras no estômago. As fibras ajuda a prevenir a prisão de ventre e acidez, conseqüentemente, reduzindo a possibilidade de úlceras. As propriedades anti-inflamatórias também aliviar a dor e a inflamação das úlceras.

Enfisema:

Batata doce fornece mais de 90% das necessidades de vitamina A do corpo. Os pesquisadores descobriram que os fumantes devem comer alimentos ricos em vitamina A, como enfisema e muitas outras doenças pulmonares pode ser causada por uma deficiência de vitamina A associados ao tabagismo.

Aparelho digestivo:

Batatas doces são uma boa fonte de fibra dietética, ajudando a promover um sistema digestivo saudável. A investigação descobriu que eles também podem ajudar a limpar metais pesados como arsênio e mercúrio do trato digestivo.

Nutrientes:

Cem gramas tem uma média de noventa calorias, não contém gordura e devido o carboidrato ter uma estrutura molecular mais rígida, não engorda se comida na quantidade certa.

Na tabela de valor nutricional temos principais componentes:

– Potássio;

– Sódio;

– Vitaminas A, C, B6, B12, D e E;

– Magnésio;

– Ferro;

– Cálcio;

– Fósforo;

– Zinco;

– Ácido Fólico;

– Ainda contém Fibras;

– Uma pequena quantidade de Proteína.

Benefícios da batata doce na musculação (e saúde)

A batata doce é um carboidrato complexo com baixo índice glicêmico. Isto significa que o alimento é digerido lentamente, sem causar elevações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, o que causa uma resposta controlada por parte da insulina.

Manter a insulina controlada é importante para evitar acúmulo de gordura e preservar a sua sensibilidade ao hormônio.

Em poucas palavras, quanto maior a liberação e picos de insulina, mais insensível você pode ficar ao hormônio (isto significa mais gordura sendo acumulada e menos nutrientes entrando nos músculos).

Estas características tornam a batata doce em um carboidrato (quase) perfeito para quem faz musculação e deseja ganhar massa muscular ou perder gordura.

Se você quer hipertrofia, por exemplo, é bem provável que a maior parte das calorias da sua dieta virão de carboidratos.

A batata doce fornecerá energia gradativa para realizar treinos intensos, garantirá que a proteína esteja fazendo o seu papel (e não esteja sendo usado como energia) e sem causar picos violentos de insulina toda hora.

Isto também é extremamente útil se você está tentando perder gordura.

Justamente por ter uma liberação lenta e por ser fibrosa, a batata doce satisfaz a fome por mais tempo e se você está satisfeito por mais tempo, você tem menos chances de cometer deslizes na dieta.

Existe apenas um “porém”.

A maioria das pessoas escolhem a batata doce por conta desses benefícios, mas não sabem que dependendo de como o alimento é preparado, o índice glicêmico do alimento pode ser alterado.

Pois é.

A batata doce, quando cozida em água, tem um índice glicêmico de 46 (baixo), mas quando ela é assada, ela pode ter um IG superior a 90 (alto).

Resumo: sempre tente cozinhar sua batata doce na água e por menos tempo possível (que ainda dê para ingerir o alimento de forma agradável, claro).

Batata doce ou batata inglesa

Por algum motivo obscuro, tudo no mundo da musculação é visto através de uma visão extremista: se exercícios livres são ótimos, logo aparelhos não são tão bons. Se arroz integral é ótimo, então arroz branco deve ser péssimo. Se um dado número de repetições é bom para hipertrofia, todo o resto é inútil.

Como você pode ver, todas essas generalizações estão caindo por terra e não é muito diferente quando o assunto é batata doce ou batata inglesa na musculação.

A batata inglesa (comum) ganhou a fama de vilã porque é a mais usada em produtos refinados e fastfood, como batata frita, chips, etc… Enquanto a batata doce, que é comumente cozida, ganhou a fama de “boa moça”.

No final do dia, a batata doce e a batata inglesa possuem uma quantia de carboidratos, proteínas e calorias bem semelhantes.

A batata doce ganha em fibras e em quantidade de vitaminas, mas não existe um universo de diferença entre as duas. Principalmente se elas forem cozidas em água.

O ideal seria dar preferência a batata doce, mas se por algum motivo você tem ódio mortal por este alimento, a batata inglesa poderá servir – desde que você não esteja comendo batata frita, chips ou outra forma não saudável.

A diferença de nutrientes entre as duas jamais vão fazer uma diferença significativa na sua dieta, principalmente se você consome outros alimentos saudáveis e ainda usa um multivitamínico

Como preparar batata doce adequadamente visando musculação

Como vimos anteriormente, a melhor maneira para preparar batata doce, e manter o seu índice glicêmico baixo, e proporcionar seus benefícios para quem faz musculação, é cozinhar na água.

Usar o micro-ondas pode ser prático, mas pelo fato dele aquecer rapidamente o alimento, isto pode alterar o IG da batata doce também. Se você quiser adotar o  lado mais seguro, continue cozinhando a batata.

E jamais, eu digo JAMAIS, cozinhe batata doce no micro-ondas enrolada em um saco plástico.

Esta é uma maneira extremamente eficiente para cozinhar batata doce, mas pode fazer com que compostos do plástico “vazem” para o alimento.

Estes compostos são conhecidos como BPA e podem copiar a ação de hormônios femininos como o estrogênio, e gerar os mesmos efeitos no corpo.

E basicamente, quanto mais estrogênio, menos testosterona (e não queremos isto em situação alguma).

No mais, pra cozinhar não há segredo: em uma panela insira a batata doce (com casca ou sem, picada ou inteira), jogue água até cobrir, deixe em fogo alto até que a batata esteja macia ao furar com um garfo, isto costuma levar 10 a 15 minutos.