O que é hipertrofia e como ela pode acontecer, sabemos que a dor muscular gera um aumento de músculo de certa forma isso está correto, mas isso é um pouquinho diferente se formos aprofundar.

 

O que é hipertrofia muscular e como que ela acontece? essas coisas são bem interessantes por que a gente começa a entender que alguns processos que nem vemos a gente não vai conseguir fugir e se não fizer isso não tem como ter resultados.

 

A hipertrofia e o aumento do tamanho de um órgão e com isso as suas funções também e como consequência o aumento das funções celulares também é hipertrofia muscular.

 

Hipertrofia: Ganho de massa muscular

 

Hipertrofia então é o aumento dessas células no músculo, sendo mais abrangente isso só acontece por alguns fatores como por exemplo a estimulação.  

 

A exigência a colocação do corpo no local difícil vai fazer o corpo gerar hipertrofia para aguentar a próxima vez sem sofrer tanto. 

 

A hipertrofia pode acontecer também de outras formas como simplesmente ingerindo nutrientes, então você consegue ganhar massa muscular mesmo sem treinar e se você come muito então é o bastante, é como pegar um indivíduo que tá com baixa quantidade de massa muscular, por exemplo: uma criança com desnutrição ela começar a comer vai ganhar massa muscular simplesmente por ter mais comida.

 

PVC: Pico de velocidade de crescimento

 

Outro fator de importância para a gente é o fator hormonal, na fase de criança quando começa a virar adolescente ou adulto nós vamos ver um ganho de massa muscular gigantesco até mesmo sem treinar por causa do PVC.

 

PVC é o pico de velocidade de crescimento que é o nosso período maturacional onde temos a maior liberação dos hormônios sexuais, no homem a testosterona e na mulher o estrogênio, então juntando os três percebemos que quando eu quero muito hipertrofia muscular eu preciso implicar ao corpo as dificuldades de peso, dar nutrientes e ter hormônios funcionando de forma excelentemente.

 

Catabolismo: Perda de músculos e gordura

 

E quando eu perco massa muscular isso é catabolismo, o catabolismo é a diminuição de molécula maior em molécula menor para utilização como energia, se usei como energia em um processo corporal então nós temos perda de gordura e se acontecer na massa muscular teremos a perda de massa muscular.

Atrofia Muscular

 

O catabolismo é o nome do processo agora qual que é o contrário de hipertrofia é justamente a atrofia, exemplo: quebrei o meu braço coloquei gesso e deixei imobilizado que acontece com a musculatura é que ela atrofia e depois de algum tempo e tem que voltar para hipertrofiar e ter as suas funções estabelecidas.

 

Hiperplasia: Aumento do número de células

 

Então quando você vai treinar e destrói a célula aí no lugar de uma célula se cria duas células, não é isso não, na verdade você não aumenta o número de células, você aumenta o volume dessa célula, a dimensão dela aumentando de tamanho.

 

A hiperplasia que é o aumento do número de células a hipertrofia pega uma célula e aumenta de tamanho através desse processo que a gente já disse no caso da hiperplasia quando temos isso normalmente desencadeia problemas como por exemplo: o câncer, é um tipo de hiperplasia mas a maioria das hiperplasias são benignas,  um câncer na língua não vai te matar mas tem que cuidar porque começou a crescer e crescer e empurra outros órgãos e começa a causar dor e incômodo.

 

Essa é a diferença de hipertrofia e hiperplasia da miofibrila, pode se conseguir o crescimento das células em um grau muito pequeno com a utilização de algumas drogas para crescer,  com GH você consegue um grau muito pequeno.

 

Entenda que para crescer é 99% hipertrofia para ter volume de massa muscular aumentado a hiperplasia não é uma realidade ainda.

 

Estresse Muscular

 

Para hipertrofia precisa de um stress e não pode ser pouco peso e nem muito pesado,porque  não vai gerar hipertrofia desta forma, deve estar na carga máxima para ter um esforço de estresse e executar do começo ao final.

 

Outro ponto é o fator tempo de intervalo,  intervalos muito longos quando você fica conversando você vai perceber que não vai gerar um grande ganho de massa muscular, 

 

Como o treino é um agressor e um agente estressante se você treinar um pouco você não vai ser abrangido por esse estresse e isso é mal para resposta porque não tem motivo nenhum para crescer se você passar na conta você só vai conseguir responder até o que você fez, e o a mais foi perda de tempo, foi perda de células e perda de tempo gasto dentro da academia.

 

Se eu tinha que destruir 100 para construir 110 mais foi destruído 120, você só vai construir 10 de novo e é por isso que você está num processo chamado de overtraining, então não adianta.

 

Nutrientes

Depois do estresse certo você vai entrar com a comida, os nutrientes proteínas e aminoácidos para recuperar um músculo, esse processo inteirinho que acabei de citar demanda energia então você precisa de carboidratos para construir massa muscular. 

 

Se você tirar o carboidrato colocar mais proteína não vai dar mais massa muscular só vai sobrar mais proteína ainda, então a degradação proteica vai aumentar e por isso que você precisa de carboidrato e gordura nesse processo.

 

Anabolizantes acelera o ganho de massa

 

Agora sim falando da testosterona, o uso de anabolizantes acelera o ganho de massa muscular, então ela é fantástica e não tem problema nenhum para massa muscular, os anabolizante e massa muscular foram feitos um para o outro, quanto mais testosterona tiver melhor e perfeito vai ficar.

 

Só que você não é feito só de músculos, você tem órgãos, plasma, sangue, colesterol e enfim existe uma série de coisas para levar em consideração que vão causar mal para sua saúde os efeitos colaterais.

 

Finalizando o perfeito então é treino dieta hormônios é assim que se dá a hipertrofia muscular.