O que é hipertrofia e como ela pode acontecer, sabemos que a dor muscular gera um aumento de músculo de certa forma isso está correto, mas isso é um pouquinho diferente se formos aprofundar.
O que é hipertrofia muscular e como que ela acontece? essas coisas são bem interessantes por que a gente começa a entender que alguns processos que nem vemos a gente não vai conseguir fugir e se não fizer isso não tem como ter resultados.
A hipertrofia e o aumento do tamanho de um órgão e com isso as suas funções também e como consequência o aumento das funções celulares também é hipertrofia muscular.
Hipertrofia: Ganho de massa muscular
Hipertrofia então é o aumento dessas células no músculo, sendo mais abrangente isso só acontece por alguns fatores como por exemplo a estimulação.
A exigência a colocação do corpo no local difícil vai fazer o corpo gerar hipertrofia para aguentar a próxima vez sem sofrer tanto.
A hipertrofia pode acontecer também de outras formas como simplesmente ingerindo nutrientes, então você consegue ganhar massa muscular mesmo sem treinar e se você come muito então é o bastante, é como pegar um indivíduo que tá com baixa quantidade de massa muscular, por exemplo: uma criança com desnutrição ela começar a comer vai ganhar massa muscular simplesmente por ter mais comida.
PVC: Pico de velocidade de crescimento
Outro fator de importância para a gente é o fator hormonal, na fase de criança quando começa a virar adolescente ou adulto nós vamos ver um ganho de massa muscular gigantesco até mesmo sem treinar por causa do PVC.
PVC é o pico de velocidade de crescimento que é o nosso período maturacional onde temos a maior liberação dos hormônios sexuais, no homem a testosterona e na mulher o estrogênio, então juntando os três percebemos que quando eu quero muito hipertrofia muscular eu preciso implicar ao corpo as dificuldades de peso, dar nutrientes e ter hormônios funcionando de forma excelentemente.
Catabolismo: Perda de músculos e gordura
E quando eu perco massa muscular isso é catabolismo, o catabolismo é a diminuição de molécula maior em molécula menor para utilização como energia, se usei como energia em um processo corporal então nós temos perda de gordura e se acontecer na massa muscular teremos a perda de massa muscular.
Atrofia Muscular
O catabolismo é o nome do processo agora qual que é o contrário de hipertrofia é justamente a atrofia, exemplo: quebrei o meu braço coloquei gesso e deixei imobilizado que acontece com a musculatura é que ela atrofia e depois de algum tempo e tem que voltar para hipertrofiar e ter as suas funções estabelecidas.
Hiperplasia: Aumento do número de células
Então quando você vai treinar e destrói a célula aí no lugar de uma célula se cria duas células, não é isso não, na verdade você não aumenta o número de células, você aumenta o volume dessa célula, a dimensão dela aumentando de tamanho.
A hiperplasia que é o aumento do número de células a hipertrofia pega uma célula e aumenta de tamanho através desse processo que a gente já disse no caso da hiperplasia quando temos isso normalmente desencadeia problemas como por exemplo: o câncer, é um tipo de hiperplasia mas a maioria das hiperplasias são benignas, um câncer na língua não vai te matar mas tem que cuidar porque começou a crescer e crescer e empurra outros órgãos e começa a causar dor e incômodo.
Essa é a diferença de hipertrofia e hiperplasia da miofibrila, pode se conseguir o crescimento das células em um grau muito pequeno com a utilização de algumas drogas para crescer, com GH você consegue um grau muito pequeno.
Entenda que para crescer é 99% hipertrofia para ter volume de massa muscular aumentado a hiperplasia não é uma realidade ainda.
Estresse Muscular
Para hipertrofia precisa de um stress e não pode ser pouco peso e nem muito pesado,porque não vai gerar hipertrofia desta forma, deve estar na carga máxima para ter um esforço de estresse e executar do começo ao final.
Outro ponto é o fator tempo de intervalo, intervalos muito longos quando você fica conversando você vai perceber que não vai gerar um grande ganho de massa muscular,
Como o treino é um agressor e um agente estressante se você treinar um pouco você não vai ser abrangido por esse estresse e isso é mal para resposta porque não tem motivo nenhum para crescer se você passar na conta você só vai conseguir responder até o que você fez, e o a mais foi perda de tempo, foi perda de células e perda de tempo gasto dentro da academia.
Se eu tinha que destruir 100 para construir 110 mais foi destruído 120, você só vai construir 10 de novo e é por isso que você está num processo chamado de overtraining, então não adianta.
Nutrientes
Depois do estresse certo você vai entrar com a comida, os nutrientes proteínas e aminoácidos para recuperar um músculo, esse processo inteirinho que acabei de citar demanda energia então você precisa de carboidratos para construir massa muscular.
Se você tirar o carboidrato colocar mais proteína não vai dar mais massa muscular só vai sobrar mais proteína ainda, então a degradação proteica vai aumentar e por isso que você precisa de carboidrato e gordura nesse processo.
Anabolizantes acelera o ganho de massa
Agora sim falando da testosterona, o uso de anabolizantes acelera o ganho de massa muscular, então ela é fantástica e não tem problema nenhum para massa muscular, os anabolizante e massa muscular foram feitos um para o outro, quanto mais testosterona tiver melhor e perfeito vai ficar.
Só que você não é feito só de músculos, você tem órgãos, plasma, sangue, colesterol e enfim existe uma série de coisas para levar em consideração que vão causar mal para sua saúde os efeitos colaterais.
Finalizando o perfeito então é treino dieta hormônios é assim que se dá a hipertrofia muscular.