Você sabe que o treinamento resistido influencia direta e indiretamente a vida sexual do homem. Mas como a musculação te beneficia a ponto de ser um Batman na cama?
Seja homem ou mulher, a experiência com a sexualidade é sempre resultado de fatores biológicos e culturais. Nos dois aspectos, a prática da musculação tem influências positivas, melhorando muito a experiência na cama, tanto de performance como de prazer.
Para o homem, em alguns casos, a prática do exercício pode até mesmo ser a cura para alguns problemas como ejaculação precoce e dificuldade de ereção (ou de mantê-la).
Como a Musculação melhora a sua vida sexual
A prática da musculação aumenta a geração e circulação de óxido nítrico no organismo (NO). O óxido nítrico tem papel muito importante na vasodilatação e ereção masculina, sendo, inclusive, o mecanismo de ação daquela pílula azul que vocês sabem qual é – sem propagandas gratuitas aqui! rsrs
O óxido nítrico relaxa a musculatura, permitindo maior fluxo sanguíneo nas artérias penianas, o que causa aumento da dimensão do pênis. Ainda, esse efeito “relaxante” do NO é hipotensor (diminui a pressão arterial), garante uma melhor saúde do coração, reforça o sistema imune e tem participação na formação de memórias.
Imediatamente após uma sessão de treino pesado, no homem, os níveis de testosterona estão muito elevados, bem acima da média de repouso. Este pico hormonal permanece por até 15 minutos e depois retorna aos níveis normais. Porém, nas próximas 48h de recuperação, você terá vários picos de testosterona a fim de regenerar o tecido muscular, o que, a grosso modo, resultará na hipertrofia. Portanto, nesses dois dias seguintes ao treino, em vários momentos você terá a seu principal hormônio sexual em alta, podendo tirar proveito do fenômeno para programar uma noite (ou dia!) espetacular com a sua companhia!
Como treinar faz parte da sua rotina sempre, então, no seu caso, você está sempre na vantagem! Aliás, por falar em testosterona, este hormônio anabólico fantástico, a prática de exercícios em geral regula as suas taxas e reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse e do catabolismo. Mais um bônus para a vida sexual dos marombeiros…
Musculação e a saúde cerebral na vida sexual
Assim como as mulheres, os homens também gozam dos benefícios de saúde cerebral que a prática de exercícios traz. As sensações de prazer e bem-estar emocional provocadas pela liberação de serotonina e endorfina pelo cérebro tem um papel muito relevante para uma vida sexual ativa e saudável.
A serotonina equilibrada é responsável por manter a libido na dose correta e aliviar os sintomas de ansiedade. A ansiedade é, em muitos casos, a grande vilã causadora da ejaculação precoce, principalmente entre os adolescentes e adultos jovens. Já a endorfina, que não é liberada só durante o exercício, mas também durante o orgasmo, nos proporciona os efeitos de euforia e relaxamento essenciais para garantir uma atividade sexual sadia. É aquela velha história: se a mente está sã, o corpo também está!
Por fim, não adianta negar: a musculação é O esporte da cultura corporal – e isto é ótimo! Que bom que temos uma opção acessível, prazerosa e saudável para modificar o corpo, onde só gozamos de benefícios!
Ao longo da história, a imagem masculina de atração sexual está ligada aos músculos aparentes e demonstrações de força. Nada que você faça vai te ajudar mais a desenvolver essas qualidades que puxar um ferro pesado.
Procure por uma academia que te proporcione um ambiente de treino agradável, seja claro quanto aos seus objetivos para o professor que periodizará seu treino e confie no planejamento do profissional que se dedica a você.
Não vacile na dieta e sinta que a cada dia você verá seus músculos mais saltados, as veias dilatarem e romperem a pele e a força aumentar para acima da média. Assim, haverá grandes chances de impressionar quem você quiser atrair.
Embora o assunto ainda seja um tabu, muitos homens também sofrem de baixa autoestima e problemas com a sua própria imagem. O sobrepeso afeta tanto o lado fisiológico, diminuindo a quantidade de testosterona e aumentando a quantidade de cortisol, quanto o lado psicológico, justamente por esconder os traços de masculinidade que caracterizam o corpo de vocês.
Ao se olhar no espelho, observar uma imagem que traduza a sua virilidade com certeza te encherá de confiança para ser livre e não ter medo de ousar na cama.
Treine para um bom sexo
Vamos recapitular tudo? Até aqui nós vimos que:
- Sexualidade é resultado de fatores biológicos e culturais. Nos dois aspectos, a prática da musculação tem influências positivas;
- Para o homem, em alguns casos, a prática do exercício pode ser a cura para alguns problemas como ejaculação precoce e dificuldade de manter ereção;
- A musculação aumenta a circulação de óxido nítrico (NO), que tem papel importante na vasodilatação e ereção;
- A prática de exercícios em geral regula as suas taxas e reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse e do catabolismo;
- Imediatamente após o treino, no homem, os níveis de testosterona estão muito elevados;
- A musculação provoca a liberação de serotonina e endorfina, responsáveis pela sensações de prazer e bem-estar emocional;
- A serotonina equilibrada é responsável por manter a libido e aliviar os sintomas de ansiedade, que em muitos casos é a vilã causadora da ejaculação precoce;
- A imagem masculina de atração sexual está ligada aos músculos aparentes e demonstrações de força, não há nada melhor para elevar a sua auto estima do que construir o seu corpo.
Com certeza, com um corpo em perfeita harmonia, você estará sempre pronto para ter o melhor desempenho na cama! Nos próximos artigos eu vou falar sobre a Musculação na vida sexual da mulher, bem como mitos e verdades do sexo para quem treina.
Continue nos acompanhando!