Um dos principais motivos para as pessoas falharem ao tentar queimar gordura é negligenciar a dieta, e isto acontece principalmente porque estes indivíduos não conseguem controlar o apetite de maneira suficiente para que um déficit calórico seja gerado. Em outras palavras, estas pessoas nunca conseguem chegar ao seu objetivo porque simplesmente não conseguem fechar a boca.

Em primeiro lugar, sentir fome durante uma dieta para queima de gordura é normal, não há como fugir disso. Sempre ocorrerá uma certa resistência para que o corpo se mantenha em homeostase (continue do jeito que está). Porém, com a abordagem correta é possível driblar (dentro do possível) este problema e aumentar muito as suas chances de se manter firme na dieta, consequentemente otimizando seus resultados. Com isto dito, veja os melhores truques e dicas para controlar o apetite e manter a sanidade durante uma dieta para queima de gordura.

1 – Proteína em todas as refeições

Refeições ricas em proteína matam mais a fome do que refeições contendo apenas carboidratos e/ou gorduras (1,2). Portanto, tenha certeza de estar distribuindo a ingestão proteica diária em todas as refeições do dia evitando “lanches” esporádicos contendo apenas carboidratos e/ou gorduras.

2 – Consuma mais fibras

Alimentos ricos em fibras costumam também ser volumosos e ocupar mais espaço no estômago ao serem ingeridos (ex: brócolis), consequentemente fazendo você ficar satisfeito com menos comida. Fibras também diminuem a velocidade do esvaziamento gástrico, ou seja, quanto mais tempo a comida demora para sair do estômago, mais tempo você fica sem sentir fome.

3 – Não fuja das gorduras

As gorduras, mesmo as saturadas, também tem o seu papel em uma dieta para queima de gordura. Além de aprimorar a saúde e o funcionamento do metabolismo em geral, o consumo de lipídios também desacelera o esvaziamento gástrico, fazendo você se sentir satisfeito por mais tempo. Com isto dito, é aceitável que a dieta tenha entre 20 a 30% das calorias vindo de gorduras.

4 – Seja mais flexível

Para alguns, adotar uma dieta restrita da noite para o dia é uma ótima maneira para jogar tudo para o alto e literalmente acabar em pizza. Desde que o déficit calórico seja mantido e para favorecer a aderência da dieta, é aceitável que alguns dos alimentos consumidos não sejam 100% “limpos”.

5 – Feche a boca ou continue com a gordura

Todas estas dicas podem auxiliar no controle do apetite durante uma dieta, mas é necessário uma dose de realidade… Quando criamos um déficit calórico para queimar gordura, independente do que você faça, sentir fome e vontade de desistir, mesmo que pouco, é normal e você terá que aprender a lidar com isso se deseja alcançar seus objetivos. Portanto, quanto mais cedo você eliminar a ideia de que perder gordura deve ser agradável, mais cedo você estará na estrada correta para queimar mais gordura.