Quem deseja um corpo mais definido ou pretende trabalhar a musculatura, sempre tem em seu cardápio a batata doce, veja essa dica de como fazer batata doce assada.

Embora seja um alimento agradável ao paladar, no entanto, é sempre bom variar seu preparo para não enjoar, por isso nosso objetivo hoje é te ensinar como fazer batata doce assada.

Pode até parecer algo simples, mas a verdade é que existem diferentes formas de assar a batata-doce, podendo ser no forno, micro-ondas ou até mesmo em forno à lenha. Veja a seguir algumas dicas de como variar o preparo em casa.

Como fazer batata-doce assada no forno

Uma das formas mais comuns de assar batata-doce é usando o forno, podendo ser o modelo a gás ou elétrico, o resultado é sempre o mesmo.

Para preparar o alimento nesse caso, o indicado é deixar o forno preaquecido em 200 °C. Enquanto isso, forre uma forma com papel-alumínio ou opte por untar a mesma. Em seguida fure cada batata doce com auxílio de um garfo de seis a dez vezes.

Os furos na batata servem para que o calor entre nela, isso evita a pressão interna que pode fazê-la explodir no forno. Em seguida deixe as batatas assando até que fiquem macias, o tempo pode variar entre 45 a 55 minutos.

Depois de assadas é só cortar as batatas da forma desejada e em seguida adicionar um pouco de manteiga e ervas a gosto.

Dicas extras: se a batata-doce for um acompanhamento, tempere apenas com sal, manteiga e canela. Se for um aperitivo doce, tempere com um pouco de xarope, canela, açúcar mascavo e noz-pecã.

Batata-doce no micro-ondas

Outra opção mais prática de como fazer batata doce assada é usando o micro-ondas. Para isso o primeiro passo é lavar as batatas com escova em água corrente, algo que é válido principalmente para quem gosta de comer a casca da batata.

Depois fure o alimento com um garfo de seis a dez vezes, exatamente como foi feito no caso do preparo no forno. Outra opção para deixar a batata mais apresentável é usar uma faca e fazer um grande X superficial, assim o calor também pode se dissipar.

O próximo passo é usar um papel toalha e umedecê-lo com água fria, colocando-o aberto no prato do micro-ondas e inserindo a batata doce por cima. Isso vai proporcionar um efeito de vapor quando ligar o aparelho.

Procure cobrir a batata com as pontas do papel, deixando ela úmida e evitando que murche. O tempo de cozimento da batata no micro-ondas pode variar de acordo com o tamanho da batata e a potência do aparelho.

Normalmente o tempo de preparo pode variar entre oito e dez minutos em potência máxima. Inicialmente deixe a batata por cinco minutos, em seguida vire para que possa cozinhar de ambos os lados, deixando no micro-ondas por mais cinco minutos.

Caso sua batata ainda não esteja assada nesse período, deixe por mais dois minutos e verifique novamente, levando ao micro-ondas de novo se for necessário.

Caso esteja assando mais de uma batata, o ideal é aumentar o tempo de preparo. Por exemplo, se uma batata grande leva cerca de dez minutos para cozinhar, duas médias podem levar vinte minutos.

Se quiser que a pele da batata fique crocante, leve ao forno por vinte minutos. Assar a batata-doce no micro-ondas e transferir para o forno em seguida, além de diminuir consideravelmente o tempo de preparo, ainda facilita o processo.

Caso tenha alguma dúvida quanto à potência de seu aparelho, coloque um tempo menor, pois é melhor levar ao forno novamente do que deixar o alimento queimar.

Depois de assada espere que a batata esfrie e retire o papel toalha. O tempo para esfriar e evitar acidente é de no mínimo cinco minutos. Assim você permite que ela termine de cozinhar com o próprio calor ainda presente nela.

Esse período de espera, é importante para que ela cozinhe por completo sem que fique ressecada. Isso se torna uma ótima opção para quem deseja levar a batata para comer na academia ou no trabalho.

Assim é possível enrolar o alimento no papel-alumínio após retirar do micro-ondas e mantê-la aquecida por mais tempo.

Como fazer batata-doce cozida no forno

Como fazer batata-doce cozida no forno

Outra opção deliciosa de se preparar a batata-doce é por cozimento. Mas você não precisa fazer isso da forma tradicional, pois é possível fazer batata doce cozida no forno. Essa opção além de deliciosa, ajuda o alimento a preservar boa parte de seus nutrientes.

Para cozinhar a batata doce no forno basta cortar em rodelas finas, em pequenos cubos, ou até mesmo como chips.

O ideal é picá-las e levá-las diretamente ao forno para que não perca seus nutrientes. Deixe assar por vinte minutos em forno médio ou até que fique dourada.

Batata x musculação

A batata doce se tornou a queridinha de quem pratica musculação, uma vez que ela possui caloria e um ótimo carboidrato para quem busca hipertrofia muscular. Ela pode ser consumida no café da manhã, lanche da tarde e/ou no jantar.

O alimento possui um sabor adocicado, sendo agradável ao paladar, combinando bem com outros alimentos permitidos dentro da dieta de quem deseja perder peso ou ganhar massa muscular.

Seu consumo se torna ainda mais interessante pelo fato de possuir uma digestão mais lenta, o que prolonga a sensação de saciedade e a energia dos músculos.

Ele também é fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico e não faz com que as taxas de açúcar no sangue se elevem. Como consequência, ajuda reduzir risco de diabetes e sobrepeso.

Para quem deseja combinar a musculação e a batata doce, o indicado por especialistas é consumir o alimento antes do começo do treino.

Isso é indicado pelos profissionais porque ela faz com que o desempenho no treino seja melhor, uma vez que ajuda liberar a glicose para o corpo produzir energia gradativa e constantemente.

A forma de consumir a batata-doce vai depender de seu paladar, e a boa notícia é que agora você já sabe como fazer batata doce assada e até cozida no forno. Uma dica extra é usar esse conhecimento para combinar o preparo com ovos ou frango.

 

Veja também: