Muitas vezes manter a motivação para puxar ferro na academia é difícil. Temos problemas em persistir na prática de atividade física e atingir nossos objetivos, as vezes por não gostar ou não se divertir com o tipo de exercícios que estamos fazemos. Mas isso não significa que praticar atividade física não é para você e sim que talvez esta não seja a escolha certa ou aquela que mais combina com a sua personalidade e preferências.
Existem tantas formas de se exercitar que acabamos não conhecendo todas, mesmo achando que sabemos e isso pode custar todo aquele sacrifício para ir à academia todos os dias. Pensando nisso, trouxemos um guia com algumas atividades físicas menos comuns e que podem te ajudar a descobrir como você gosta de movimentar seu corpo e espírito. Além disso, você também pode descobrir qual é o mais indicado para atingir seus objetivos. Confira:
Calistenia
A Calistenia é uma forma de se exercitar muito antiga. Seu nome vem do grego e significa ‘cheio de vigor’.
Para a sociedade grega, especialmente os helenos, o vigor remetia a um significado um pouco diferente do que nos dias atuais. A ideia de beleza era algo que envolvia um corpo forte, belo e estético por inteiro.
Toda essa explicação faz todo o sentido para a prática da calistenia, que consiste no uso da força corporal como um todo como forma de equilíbrio e resistência.
Falando assim pode parecer um pouco distante do que conhecemos hoje em dia, mas existem alguns exercícios de calistenia que são comuns hoje em dia, como por exemplo:
Prancha e todas suas variações

Fonte: Blog Tudo Sobre Calistenia

Fonte: Blog Tudo Sobre Calistenia
Exercícios com barra suspensa

Fonte: Blog Tudo Sobre Calistenia
Flexões e suas variações

Fonte: Blog Tudo Sobre Calistenia

Fonte: Blog Tudo Sobre Calistenia
Musculação
A musculação… você já conhece. O que talvez você não saiba é que o brasileiro troca futebol por musculação. Mas também tem pessoas que detestam o ambiente e também a rotina de levantar pesos.
A musculação é uma das modalidades mais completas de exercício, pois contribui para a perda de peso, recuperação de lesões, fortalecimento e hipertrofia.
A musculação pode ser feitas com máquinas ou livre, no entanto, sempre envolve o levantamento de um peso externo, ou seja, além do peso do corpo.
Aeróbico
Os exercícios aeróbicos também são bastante comuns e o mais conhecido é a corrida. Essa modalidade são os que gastam mais energia, ideal para pessoas que desejam gasto elevado de energia (e consequentemente emagrecimento), saúde do aparelho cardíaco e também aceleração do metabolismo.
Este tipo de exercícios são mais simples para o praticante, pois não existe a necessidade de nenhum tipo de conhecimento especifico e também aparelho para viabilizar a realização do movimento.
Entre os exercícios aeróbicos mais comuns estão:
- Corrida
- Dança
- Bicicleta
Agilidade
Os treinos de agilidade buscam combinar exercícios aeróbicos, força e explosão de movimentos sempre buscando agilidade na realização dos movimentos, com objetivo de obter melhora da coordenação motora, aumento do metabolismo, agilidade, desempenho esportivo e emagrecimento.
Estes exercícios também podem ser chamados de funcionais e buscam sempre trabalhar com a transposição de objetivos, corridas, cordas e outros elementos sempre de maneira circuitada e tempo cronometrado visando à diminuição do tempo e melhora da performance esportiva.
Vale Lembrar que os exercícios de agilidade priorizam sempre a alta intensidade e por isso são de curta duração, além disso, podem ser conhecidos também como HITT (High Intesive Training).
Os treinos de agilidade podem ser realizados na esteira, bicicleta, elíptico, corda, livres, com peso e todos estes fatores combinados em circuitos.
Crossfit
O crossfit é uma modalidade de treino que a cada dia conquista novos adeptos no Brasil. A ideia é combinar diversos exercícios de alto impacto, como saltos, corridas, argolas e pesos pesados para conseguir desempenho atlético, emagrecimento, forma e hipertrofia.
No entanto, a prática de crossfit é considerada controversa para alguns médicos devido ao alto impacto e o risco de lesões.