BCAA é uma sigla do idioma inglês que se refere aos Branched-Chain Amino Acids, que significa os “aminoácidos de cadeia ramificada”. Grande parte dos aminoácidos essenciais conhecidos (20 deles) conseguem ser produzidos pelo organismo, assim como através da alimentação e suplementação. O suplemento de BCAA é uma forma de aumentar a massa muscular ao acrescentar três aminoácidos essenciais para o corpo e formação de fibras musculares, são eles:
- L-Valina,
- L-Leucina,
- L-Isoleucina.
Com o fortalecimento da composição das fibras musculares por meio do incremento dos músculos o BCAA acaba por se tornar um tipo de suplementação essencial para quem tem objetivos de manter a boa forma ou padrões de corpo em específico.
PARA QUE SERVE O BCAA? – TODAS AS UTILIZAÇÕES
O suplemento de BCAA pode ser utilizado para várias intenções, tudo dependerá da forma como ele é consumido adequado ao tipo de rotina de exercícios físicos e alimentação de cada um:
- Manutenção dos músculos: o organismo não irá utilizar os aminoácidos existentes nos músculos para suprir a demanda do corpo em termos de energia. Isso geraria uma perda de massa muscular, objetivo totalmente oposto ao pessoal que pratica algum treino com pesos ou exercícios aeróbicos.
- Estímulo na produção e liberação de insulina no sangue: para manter o corpo com energia, o BCAA irá fazer com que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares. A produção de insulina irá, além dessa função, facilitar a penetração dos aminoácidos nessas células musculares de maneira que estas proporcionem a construção dos músculos.
- Aumento da massa muscular: por conter vários dos aminoácidos essenciais para a formação das fibras musculares o BCAA torna-se um grande aliado no momento de potencializar os treinos de musculação e academia para fortalecer e aumentar os músculos.
COMO TOMAR O BCAA
- Calcule 0,20g de BCAA em pó ou líquido por cada quilo corporal. Isso deve resultar uma média de 4 a 8 gramas
- Misture com água ou leite e tome antes do treino
- Repita a mesma dosagem no pós-treino
- No caso de cápsulas 1g equivale a 1 comprimido
No caso de cápsulas, a grande maioria indica que 1 grama equivale a 1 comprimido. Mas é fundamental ler a embalagem antes do uso. No caso do Max Titanium BCAA (que por sinal é uma das marcas mais indicadas pela qualidade e excelência), 4 cápsulas equivalem a 2,9 gramas. Por isso nunca se deve utilizar qualquer medicação ou suplementação sem antes verificar o quanto estará sendo ingerido. A dosagem máxima de BCAA diário é de 77 a 154 mg/kg por dia.
Realizando esse costume de tomar o BCAA anterior e pós-treino, irá dar o máximo de energia para realizar as atividades e alcançar o potencial de crescimento da massa muscular. É notável que uma dose maior será recomendada se comparada com as próprias indicações de uso das embalagens de BCAA.
Além das cápsulas, encontra-se o BCAA em pó e também em líquido, sendo que suas dosagens estão especificadas na embalagem, mas precisa-se sempre de orientação médica ou nutricional para que se possa ajustar a dosagem de acordo com suas especificidades de peso, altura e objetivos.
CONTRAINDICAÇÕES DO BCAA
Como explicado anteriormente, o BCAA é um suplemento que propicia uma recuperação rápida dos músculos, pois acabam se prejudicando com as práticas físicas.
Além destas, o BCAA pode reduzir a fadiga física e mental. Atualmente, não há comprovação que envolva as contraindicações desse suplemento – vários estudos foram realizados, mas não há qualquer problema de uso. A sugestão é, assim como qualquer outro suplemento ou medicamento, que os grupos abaixo evitem o uso de BCAA sem qualquer orientação médica:
- Gestantes,
- Lactantes,
- Crianças,
- Idosos,
Pessoas alcoólatras.
Entretanto o consumo em excesso dos aminoácidos existentes no BCAA podem prejudicar as funções dos rins e do fígado. Esse detalhe é controverso, pois um estudo realizado em 2013 por uma revista internacional afirmou que o uso desses aminoácidos é muito benéfico a pessoas portadoras de cirrose – o uso sim, mas e quanto ao excesso desses aminoácidos? Fica a dúvida.
INTERAÇÃO COM MEDICAMENTOS
Em relação a interação do BCAA com alguns medicamentos, por enquanto, não se tem qualquer relato na área da medicina que prove problemas no uso de BCAA com outros medicamentos, porém a dica é conversar com um médico ou nutricionista para tirar qualquer dúvida.
Positivamente falando, há três interações que são interessantes:
- BCAA e Whey Protein: esse outro suplemento poderá auxiliar no aumento do nível de proteínas e aminoácidos na corrente sanguínea, promovendo a recuperação do músculo danificado.
- BCAA e creatina: a intensidade dos treinos será aperfeiçoada com essa combinação.
- BCAA + alimentos proteicos: excelente para garantir que o organismo também tenha os outros aminoácidos em quantidades suficientes para a saúde no todo.
Por exemplo, pode-se optar por carnes magras, peito de peru, queijos, salmão, sardinha, atum, iogurte e leite.
TIPOS DE BCAA
Entre os três tipos de BCAA vendidos no mercado, há uma observação inicial a ser ressaltada: até hoje não há qualquer estudo científico que tenha definido que um tipo é melhor do que outro. Isso quer dizer que, independentemente da forma de BCAA escolhida, todas elas terão o mesmo objetivo: auxiliar na recuperação muscular e também melhorar o desempenho esportivo do indivíduo.
É claro que é verdade que qualquer coisa líquida tem uma velocidade de absorção maior, mas não existem evidências em resultados melhores do BCAA em líquido quando comparado com o pó ou cápsula.
Assim, conheça os três tipos de BCAA disponíveis para consumo e escolha o seu preferido:
BCAA em cápsulas: são práticas e podem ser ingeridas com rapidez com um pouco de água.
É uma forma de ingestão que geralmente é indicada para pessoas que saem direto do trabalho ou da faculdade e já se encaminham diretamente para a academia.
Um cuidado está associado com as pessoas que ingerem uma grande quantidade desse suplemento: consumir várias cápsulas pode causar irritação no estômago.
BCAA em pó: o foco do suplemento em pó é a pureza da composição, já que a cápsula, ao contrário do pó, possui excipientes presentes na fórmula – o motivo: facilitar o processo de fabricação.
Considera-se que o BCAA em pó possui maior concentração de aminoácidos. Menor custo é também um fator desse tipo.
BCAA líquido: em forma líquida o BCAA tem grande praticidade, já que não há necessidade de ingestão de várias cápsulas ou de misturar o pó.
Esse tipo pode ser ótimo para ser consumido durante os treinos ou em horas do dia em que não se tem muito tempo. É caracterizado pela menor concentração de aminoácidos e já ocorreram relatos de irritação gástrica – o preço também é um pouco maior que as demais formas.