Muitas vezes quando iniciamos alguma atividade física, escolhemos aquela que nos agrada em termos de passatempo, preferências e personalidade. Todo este processo não está incorreto, no entanto, também é importante levar em consideração quais são seus objetivos ao praticar um exercício físico, suas aptidões e também sua estrutura corporal.

Pensando nesta situação comum, esse artigo vai te ajudar a decidir qual é o caminho ideal para você: artes marciais ou musculação. Confira a seguir tudo o que você precisa saber.

 

Artes Marciais

As artes marciais, ao contrário do que muita gente pensa, são todos os tipos de lutas corporais, com auxilio de armas ou não, voltadas para a defesa e também combate.

Ao longo de todo o processo de desenvolvimento da raça humana, foram desenvolvidos diferentes tipos de lutas em diferentes regiões do planeta. Alguns exemplos de lutas de artes marciais são: chinesas, japonesas, tailandesas, corenas, vietnamitas, americanas, francesa e muito mais.

Antes de iniciar a prática de uma arte marcial existem alguns pontos que devem ser considerados:

  • Ponto # 1

É importante escolher o tipo de luta que você deseja praticar, este item está muito associado ao perfil do lutador e também as características culturais e históricas do povo responsável pela sua criação.

Para exemplificar, as lutas marciais chinesas estão muito ligadas ao equilíbrio da mente e do corpo e exigem muita disciplina do praticante e aprendiz das técnicas específicas das lutas marciais desse povo. Além disso, existem muitos níveis de dificuldade e o avanço costuma ser diferente em relação às demais lutas. Caso este não seja seu perfil, talvez seja melhor considerar outra luta marcial ou até mesmo outras atividades.

  • Ponto # 2

As lutas marciais exigem um corpo físico forte e resistente por inteiro, porém este processo não está associado à hipertrofia ou crescimento de massa muscular. Caso entre as suas necessidades e preferências para se exercitar esteja hipertrofia ou até mesmo recuperação de massa muscular pós-lesão, com toda a certeza as artes marciais não consideradas ideais para você.

  • Ponto # 3

Seu condicionamento físico também é algo extremamente importante para ser considerado. A grande maioria das artes marciais exige contato físico por parte dos praticantes e também muita resistência para conseguir desempenhar todos os movimentos e estratégias características de cada luta.

Seu estado de saúde também é muito importante e a existência de doença e lesões também podem ser grandes impeditivos para a prática de lutas marciais.

  • Ponto # 4

Agora está na hora de escolher qual a luta marcial que mais se adéqua as suas preferências e aptidões.

 

Artes Marciais e Musculação

Musculação

A prática da musculação é difundida em todos os lugares do mundo, são milhões de pessoas que frequentam academias todos os dias, mas muita gente não gosta ou desconhece os riscos de praticar a musculação ser supervisão ou até mesmo sem autorização médica.

A atividade consiste no levantamento de peso externo, muitas vezes de maneira isolada a cada grupo muscular, com o auxílio de máquinas e também pesos livres.

Antes de iniciar as atividades de musculação é de extrema importância considerar alguns pontos, como por exemplo:

  • Ponto # 1

O seu objetivo com a prática do esporte deve estar associado ao ganho e manutenção da massa magra do corpo, bem como a hipertrofia. É importante salientar que os objetivos ligados ao ganho de condicionamento físico e perda de peso não são obtidos com a prática exclusiva de musculação, no entanto, podem ser adquiridos com a combinação da prática de exercícios aeróbicos também.

  • Ponto # 2

Assim como nas artes marciais, é importante considerar o seu estado de saúde, pois a existência de lesões, principalmente no joelho, ombros e colunas, podem ser fatores limitantes para a prática de musculação, no entanto, em longo prazo o uso da musculação para fortalecimento e recuperação de lesão pode ser a melhor escolha entre as demais opções de exercício físico aliado a saúde.

  • Ponto # 3

Mesmo trabalhando os músculos de maneira isolada, a musculação deve trabalhar todos os músculos do corpo, somente assim é possível garantir um crescimento harmonioso de todas as estruturas do corpo e também evitar lesões por desequilíbrio corporal.

Além disso, em nenhuma hipótese a musculação deve ser feita sem a supervisão de um profissional capacitado para avaliar e prescrever treinos que sejam adequados para você e que tenham o cuidado de observar todos os aspectos corporais antes de prescrever alguma atividade.