BODYBUILDING

Muitas pessoas, quando pensam em história do bodybuilding, lembram de lendas como Lee Haley, Dorian Yates e o grande Arnold Schwarzenegger, mas os primeiros relatos de treinamento de força e periodização na verdade datam dos anos 500 antes de Cristo na época das olimpíadas.  Segundo o historiador Donald Kyle, da Universidade do Texas, especialista nos jogos antigos, o lutador Milo de Crotona foi o maior atleta da antiguidade. Um título e tanto. Afinal, as olimpíadas existiram por mais de 1000 anos, surgindo por volta de 800 a.C.

bodybuilding treino academia ferro super cavada dieta força

Conta-se que Milo de Crotona resolveu tornar-se o homem mais forte do mundo e começou seu treinamento levantando um pequeno bezerro em suas costas e, metodicamente, repetindo os mesmos movimentos e, à medida que o animal crescia, contava que suas força crescesse proporcionalmente. É uma das descrições mais antigas de um treinamento com cargas crescentes, ou princípio da sobrecarga, a base do treinamento com pesos na musculação e no fisiculturismo, meios nos quais sua figura tornou-se, ainda que lendária e simbólica, exemplo de princípios, método e persistência.

Segundo alguns historiadores, há relatos de que Milo podia comer até 20 quilos de carne e beber 9 litros de vinho em uma única refeição. Se ele vivesse hoje em dia, quantos scoops de Whey Protein será que ele tomaria?
Como testemunho de sua enorme força muscular se cita o caso de que assistindo a uma lição de Pitágoras com vários discípulos do filósofo, o teto desabava e Milo o sustentou com uma mão até que todos tivessem saído do recinto. Ele também carregava a própria estátua.
Em outra ocasião carregou um boi de quatro anos sobre suas costas, correndo com esta carga uns 120 passos, matando-o posteriormente com um golpe das próprias mãos.

O fim da carreira de Milo de Crotona aconteceu em 512 a.C. com a derrota para o lutador Timotheos.  No dia seguinte, Timotheos receberia uma coroa de ramos de uma oliveira sagrada. O troféu secaria e se despedaçaria em semanas, mas a glória do campeão perduraria
Consta que Milo de Crotona morreu anos depois, devorado por lobos após sofrer um acidente ao quebrar o tronco de uma árvore com as próprias mãos e ficar preso.
É difícil saber se a história é verdadeira. Tudo o que se sabe sobre ele vem de textos esparsos que cheiram a lenda. Talvez tenham exagerado a capacidade dos seus bíceps e do seu estômago. Mas não há dúvidas de que foi um herói do mundo grego, adorado como um semideus depois de morrer.
Em São Paulo, é possível ver uma réplica da estátua “Milo de Crotona” na Praça Buenos Aires em Higienópolis, região central da cidade.

O fisiculturismo moderno surgiu na década de 40, quando o canadense Joe Weider resolveu usar a musculação para modelar o seu corpo. Weider construiu artesanalmente seus pesos, com materiais encontrados em um ferro velho, e começou a treinar em sua casa. Quando os resultados começaram a aparecer, Joe considerou que outras pessoas também poderiam se beneficiar do treinamento com pesos e seus métodos empíricos. Ele observava, pesquisava e misturava técnicas de halterofilistas conhecidos, pois a ciência do treinamento esportivo e a fisiologia na atividade física ainda eram pouco desenvolvidas. Ele notou que deveria cuidar de sua alimentação (Tal qual Milo de Crotona), incorporando, por exemplo, uma taça de aveia com fruta cortada em pedaços, acompanhada de suplementos.

arnold

Joe iniciou um informativo chamado “Your Physique” e definiu seus métodos como um esporte diferente do halterofilismo, com um treinamento que utiliza especificamente movimentos compostos, cujo único objetivo era desenvolver tamanho muscular em uma proporção equilibrada, seguindo padrões e regras. Surgiu assim o fisiculturismo. Em 1945, com a popularidade de suas ideias, Joe e seu irmão Bem Weider fundaram duas empresas para comercializar produtos ligados ao esporte, a Weider Sports Equipments Limiteds e a Weider Health and Fitness, que existe até os dias atuais. Joe Weider, que era o grande mentor e amigo de Arnold Schwarzenegger, faleceu em 2013 aos 93 anos de idade.