O supino mais especificamente o supino reto, o exercício mais famoso que existe e consequentemente onde as pessoas fazem mais coisas estúpidas. A seguir, veja os 4 erros mais comuns cometidos no supino e como contorná-los.
Erro 1: Fazer supino com os pés em cima do banco
Não se sabe ao certo de onde surgiu a ideia de que fazer supino reto com os pés no banco é “melhor” ou mais “seguro” para a coluna. Os únicos efeitos que uma pessoa terá ao realizar este exercício com os pés apoiados no banco é a perda de equilíbrio e consequentemente a diminuição das cargas usadas, em outras palavras, menos segurança e menos resultados.
Manter os pés fixos no chão durante toda a execução do supino é essencial para manter uma base sólida e erguer mais cargas.
Erro 2: Fazer repetições parciais
Durante o supino reto, a barra deve descer até encostar momentaneamente no peito ou muito próximo disso. Qualquer execução que não seja assim, independente do motivo, não pode ser considerada correta. Para consertar isto é muito simples, venha para a academia sem o ego e abaixe o peso até que seja possível fazer o exercício da maneira certa.
Erro 3: Usar o peitoral como trampolim
Ao contrário do erro anterior, algumas pessoas costumam descer corretamente a barra, mas permitem que a barra bata no peitoral de uma forma que seja possível subir usando um impulso, como uma espécie de trampolim. Enquanto isto permite que mais cargas sejam usadas, isto também é caracterizado como um erro de execução e tira o foco dos músculos alvo momentaneamente. Por isso precisamos descer a barra até encostar momentaneamente no peito ou cerca de um centímetro antes, sempre de forma controlada.
Erro 4: Usar assistência em todas as séries e repetições
Algumas pessoas possuem uma espécie de relação simbiótica com o parceiro de treino ou instrutor e só conseguem fazer supino se tiverem ajuda em todas as séries e repetições. E sim, eu sei “ele só guiou com a mão e nem fez força”, é sempre a mesma história. Você pode ter o melhor ajudante de supino no mundo, mas nunca terá certeza de quanta carga está sendo roubada durante a execução do exercício.
Porém, isto não quer dizer que você precise aumentar as cargas sozinho e eventualmente passar por apuros por não conseguir aguentar com a carga, um verdadeiro parceiro de treino ou instrutor está ali justamente para isto, olhar e interferir apenas quando for necessário (e não para fazer remada enquanto você faz supino).
O que achou destes erros ? Tem algum que gostaria de adicionar ou remover da lista ? Compartilhe sua opinião através dos comentários.